quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Projeto de aprendizagem

O projeto de aprendizagem é uma pedagogia construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas.
Quando podemos ver que o aluno tem algo a oferecer, vemos que este conhecimento prévio pode e deve interagir com o desconhecido, e assim apropriar-se dos conhecimentos específicos referentes a escola.

O que é

 

"Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz". (Léa Fagundes, Aprendizes do Futuro)
Nos projetos de aprendizagem as dúvidas e interesses do aluno irão gerar o próprio projeto, pois haverá por parte dele interesse em resolver as suas dúvidas.
Definido por Hernández(1998) como "Projetos de Trabalho",os projetos de aprendizagem oportunizam uma maior interação entre professor e aluno,visto que constroi um universo de ações diversificadas que permitem a participação ativa do aluno. Ao longo do trabalho por projetos, o professor desempenha o papel de mediador. Nesse sentido, sua postura de detentor único do saber não existe mais.


Propósito

 

O aprendizado por projetos é desenhado para ser usado com questões complexas que exijam investigação por parte dos alunos para serem entendidas. Não parece ser válido o uso de Projetos no aprendizado de simples informação fatual ou enciclopédica. Por exemplo, os alunos podem ser solicitados a monitorar a qualidade da água de um rio local para então aprender sobre o ambiente local e outras questões ambientais que o afetam.
O Projeto de Aprendizagem introduz novas formas de ensinar e aprender, além da quebra de paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, na classificação dos alunos por séries, fatos estes que serão quebrados totalmente no decorrer do processo, e principalmente, na quebra, de nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que este através das inúmeras possibilidades de aquisição de informações (pela temática) possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber, a todos os envolvidos neste processo.
Dessa forma, é possível que o aprendiz desenvolva habilidades e competências a respeito de qualquer temática, utilizando estratégias diferentes de aprendizado, de modo que sua própria forma de aprender seja contemplada ao longo do desenvolvimento do projeto de aprendizagem.



Estrutura

 

Este é um enfoque para atividades de aula que enfatiza a aprendizagem de longo prazo, interdisciplinar e centrada no aluno. Esta forma de aproximação é geralmente menos estruturada do que as atividades tradicionais, centradas no professor; em uma aula que são utilizados projetos, os alunos precisam freqüentemente organizar seu próprio trabalho e gerenciar seu tempo. Esse estrutura prevê que os alunos colaborem entre si e trabalhem juntos para entender no que estão inseridos. A aprendizagem por projetos também difere de outros enfoques pois enfatiza o trabalho colaborativo e também por se basear na bagagem e recursos dos alunos para representar o que é aprendido.

 

Elementos

 

Alguns elementos para uma boa experiência com projetos de aprendizagem incluem:
  • Questões ou conflitos férteis que sejam originais, reais e relevantes para as vidas dos alunos
  • O uso de tecnologia atual (ver Projeto OLPC)
  • Aprendizagem deve ser centrada no aluno ou promover que esse faça uso deliberado de sua autonomia
  • Colaboração
  • Componentes Multi-Disciplinares
  • Trabalho à longo prazo; não é preciso que o projeto seja realizado em períodos de aula, ou apenas em tempo de aula.
  • Devem ser orientadas aos resultados, com um estudo, apresentação e ação, como resultado da indagação original

Tecnologias digitais no auxílio dos Projetos de Aprendizagem

 

 Nos Projetos auxiliados pela Tecnologia Digital a informática dá uma nova dinâmica a este novo modelo de educação. Ela facilita a interação e a participação ativa dos alunos, uma vez que eles podem elaborar seus Projetos em grupos on-line, ou seja, permanentemente conectados. Seus conteúdos, bem como a sua constante atualização é feita instantaneamente e fica disponível para quem desejar acessar tal matéria. O uso de softwares livres, os ambientes virtuais de aprendizagem,como o Moodle, o Açai,o Teleduc,etc, são ferramentas disponíveis neste sentido que possibilitam, facilitam e enriquecem o trabalho de projetos de aprendizagem. Nestes casos a participação é assincrona,não instantanea.

 

Considerações

 

 Temos encontrado que esta inversão de papéis pode ser muito significativa. Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade." (Léa Fagundes, Aprendizes do Futuro)

fonte: 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_de_aprendizagem

 













Nenhum comentário:

Postar um comentário